Benefícios

Energia renovável

Uma das grandes vantagens da energia solar é o fato de ser uma das fontes de energia inesgotável. A energia solar permanecerá disponível por tempo indeterminado a partir da perspectiva de hoje.

 

Energia livre de emissões

Na geração de energia solar não há resíduos prejudiciais ao meio ambiente, ao contrario da utilização de fontes de energia convencionais que causam grandes prejuízos ao meio ambiente.

Por exemplo: Os combustíveis fósseis produzem emissões de CO2, partículas em suspensão e partículas de fuligem.

A energia nuclear continua a ser um fator de risco imprevisível, seja em operação ou em relação à disposição de barras de combustível nuclear gasto.

Mesmo a criação de reservatórios para usinas hidrelétricas já causou desastres ambientais.

Portanto, especialmente em tempos de aquecimento global, a energia solar é uma alternativa ecológica, a eco-eficiência é um dos benefícios imediatos.

Matéria-prima

O silício é o material preferido para as células solares cristalinas e é, devido à sua fácil disponibilidade, baixo custo e a facilidade de processamento o torna extremamente bem adequado para a produção de células solares.

A crosta da Terra é constituída por cerca de 25,8 por cento em peso de silício. Isto faz com que o segundo elemento mais comum depois do oxigênio.

Uso flexível da energia solar

A energia solar pode ser convertida em eletricidade e calor para aquecimento de edifícios ou de água industrial. Assim, oferecer conceitos flexíveis para o uso e a combinação dessas formas de energia. Pelo fato de ser móvel, a Energia solar também pode ser utilizada para o movimento de veículos. Já existem projetos experimentais para marinha, aviação e transporte rodoviário.

Rotas de distribuição mais curtas

De acordo com o setor de energia, o custo de distribuição e transporte de corrente elétrica são tão alta como a própria geração de energia elétrica, a energia através de sistemas fotovoltaicos e sistemas térmicos solares reduzem essas perdas de energia de forma eficaz.

A corrente do sistema fotovoltaico no telhado tem quase nenhuma perda de energia no caminho para o consumidor na casa. Mesmo as fontes de energia de pequeno porte são mais estáveis do que as grandes.